É cada vez mais comum buscar tratamentos alternativos para problemas e doenças de animais de estimação. Os animais podem tratar seus problemas físicos e emocionais com acupuntura, fitoterapia e florais.
A homeopatia também pode ser usada, buscando restabelecer o equilíbrio do organismo do animal.
Os medicamentos são pedidos de acordo com a doença do animal e administrados através da ingestão de água ou ração. Em alguns casos, o veterinário pede comprimidos também. É indicado para doenças que afetam os órgãos respiratórios e o sistema nervoso, alergias e doenças comportamentais.
A acupuntura é um dos tratamento alternativos mais procurados, tem o intuito de harmonizar através dos pontos (terminações nervosas) que, estimulados por agulhas, produzem efeitos sobre as regiões corporais (órgãos e sistemas) correspondentes.
Os florais também são muito utilizados e usam essências divididas em grupos que correspondem a estados emocionais: insegurança, desânimo, solidão, desinteresse, medo, ansiedade e hipersensibilidade a influências externas. O remédio é ingerido por via oral, em gotas, e serve para tratar animais com transtornos de comportamento em geral.