(11) 3582-7804 | WhatsApp (11) 9 4170-2266 [email protected]

Técnicas Avançadas Flor de Lótus

Implante de Ouro

O implante de fragmentos de ouro ajuda animais em tratamento para problemas de articulação, na coluna ou que sofre de convulsões e dores crônicas.

A técnica regenera e cicatriza o tecido lesado, reduzindo a progressão da doença, melhorando quadros de dor e reduzindo os processos inflamatórios com uma ação local e sobre os pontos de acupuntura utilizados.

Consequentemente há redução de doses de medicações e melhora de quadros sintomatológicos de difícil resolução.

Implante de Catgut

Semelhante ao implante de ouro, o implante de fragmentos de Catgut (fio de sutura reabsorvível) em pontos de acupuntura ajuda animais em tratamento para problemas de articulação, na coluna ou que sofre de convulsões e dores crônicas.

A técnica causa pequenas áreas de inflamação que produzem reações orgânicas que auxiliam na regeneração e cicatrização do tecido lesado, reduzindo a progressão da doença crônica.

Como trata-se de um material absorvível, após certo tempo há o seu desaparecimento do local onde foi inicialmente inserido.

Terapia Celular

A terapia celular pode ser definida por duas propriedades fundamentais: a capacidade de autorrenovação e a de diferenciação em outras linhagens celulares.

Além disso, pode ser derivada de embriões ou de tecidos adultos. O tipo de terapia celular que utiliza células adultas nas terapias atuais são as Mesenquimais (CTM).

As CTM apresentam um potencial de diferenciação menor se comparadas às Embrionárias, porém podem formar diversos tipos celulares e suas fontes são inúmeras, incluindo líquido amniótico, cordão umbilical, medula óssea e a mais utilizada: o tecido adiposo.

O uso de CTM na Medicina Veterinária cresceu consideravelmente nos últimos anos, tanto na pesquisa científica quanto na prática clínica.

Sua importância se deve à sua capacidade de diferenciação em diversos tipos celulares, bem como sua atuação na reparação tecidual, secretando fatores de crescimento, modulando e suprimindo a inflamação e regenerando tecidos sem a rejeição das células pelo organismo.

Como consequência lógica, acreditava-se que as CTM administradas no organismo, iriam se diferenciar em células funcionais.

Descobriu-se, porém, que as CTM cultivadas em laboratório pouco exercem essa função, concluindo que a base principal do seu efeito terapêutico é a secreção de fatores solúveis, quimiocinas e citocinas imunomoduladoras.

Além disso, por meio da produção de substâncias, as células transplantadas no paciente induzem CTM residentes no próprio organismo a mediarem os efeitos imunomodulador e regenerativo.

Em cães e gatos, a terapia com CTM, tem seu foco em tratamentos ortopédicos e neurológicos (lesões medulares e de nervo periférico, cinomose, doença do disco intervertebral, etc.) mas tem tido bons resultados em diversas condições clínicas como hepatopatias, nefropatias, dermatopatias, doenças imunomediadas, intestinais e oftálmicas.

Dependendo da enfermidade a ser tratada, as principais vias de administração das células são: intra-articular, intravenosa, intratecal/epidural e perineural.

A aplicações são feitas por meio de injeções e é necessário, na maioria delas, a sedação ou anestesia do animal para que não sintam dor e para maior segurança na aplicação da técnica.

O uso clínico das CTM tem efeitos terapêuticos importantes, se tornando uma ferramenta benéfica e levando esperança a quem a utiliza como tratamento, principalmente, em enfermidades de difícil controle ou cura.

Estudos atuais têm demonstrado efeitos sinérgicos entre o transplante de CTM e a Acupuntura, nos quais animais tratados de forma simultânea por essas terapias obtiveram melhores resultados.

Assim, tanto seus efeitos similares quanto o sinergismo na associação das duas terapias propõem uma promissora forma de tratamento.

Exemplos de Procedimentos Seguros Aplicados Por Nossos Especialistas

celulas tronco epidural - morgana

O Exemplo acima (foto) refere-se a aplicação da técnica epidural (há necessidade de anestesia geral, assim como os implantes de ouro e catgut).

No exemplo (vídeo) temos uma aplicação de células tronco pela via endovenosa (que serve para distúrbios inflamatórios sistêmicos, como doença renal, cardíaca, intestinal, hepática, crônicas; mas não para articulações e coluna.

Todos os procedimentos são indicados por nossos especialistas de acordo com a necessidade e condição física do animal.

WhatsApp

(11) 9 4170-2266

Telefone

(11) 3582-7804

Escolha a unidade mais próxima

Unidade Jardim Bonfiglioli (Zona Oeste)

Rua Ramiro de Santa Cruz Abreu, 33 – Jardim Bonfiglioli, São Paulo – SP

Unidade Moema (Zona Sul)

Av. Rouxinol, 619 – Moema, São Paulo – SP

Cemevet

Atendimento Veterinário em Domicílio

A Flor de Lótus atende em toda grande SP e também em domicílio.
Entre em contato para obter informações sobre o atendimento em casa.
Mais cômodo e confortável para seu bicho de estimação.

Outras Terapias de Reabilitação que nossa Clínica tem para seu animal de estimação