O nosso amigão sofreu uma sequência de convulsões em Dezembro/2009, diagnosticado na época, como suposto acidente vascular cerebral, aonde veio a deixar os movimentos debilitados.
Após algum tempo de recuperação, fizemos uma tomografia computadorizada, quando o diagnóstico foi fechado como ele tendo uma doença degenerativa cerebral.
As vezes, ele é acometido de crises de labirintite, o que, na maioria das vezes, pode até confundir-se com crises convulsionais.
Nos primeiros dias das crises, ele ficou totalmente dependente para comer, tomar água e fazer as necessidades básicas. Com muita paciência e carinho, sacrificamo-nos totalmente a ele, em busca de sua recuperação que, mesmo sendo lenta, sentíamos que valeria muito a pena. E como valeu a pena.
Após 4 meses do ocorrido e com acompanhamento neurológico e clínico ininterrupto, fomos aconselhados a procurar a medicina alternativa da acupuntura, que, conforme orientação clínica, seria muito boa para o GUGU em acelerar a sua recuperação, ou então, dar uma qualidade de vida melhor para ele, já que ele tem 15 anos.
Na época, conhecíamos superficialmente a técnica da acupuntura e, num primeiro momento, em nossa ignorância a respeito, temíamos pelas conseqüências das introduções das agulhas, já que o GUGU estava ainda muito debilitado. Porém, decidimos em iniciar o tratamento com a Dra. Carolinne Torres em abril,2010.
Após examinar e tomar ciência da situação e das condições clínicas do GUGU, a Dra.Carolinne, deu-nos sua posição que seria um tratamento longo e os resultados viriam gradativamente com o passar das sessões, visto que a origem de grande parte dos problemas é de ordem neurológica.
O que a acupuntura iria fazer é procurar, ao longo do tratamento, melhorar a postura, direcionamento, reflexos, assim como as eventuais dores dorsais que eventualmente surgiriam.
Passamos então a fazer uma sessão semanal, que dura até hoje cerca de 40 minutos, dentro de um ambiente extremamente agradável, descontraído e esclarecedor sob todos os aspectos.
Desta forma, após o início, notamos uma melhora gradativa e contínua do GUGU ao longo do tratamento, quando passou a recobrar os padrões normais de postura, equilíbrio, senso de direção, serenidade e mostra-se hoje recuperado quase em sua totalidade dos problemas motores. Naturalmente que, devido a sua idade, ele apresenta seqüelas em função de sua doença degenerativa, mas nada que lhe tire a vontade de viver.
Creditamos o sucesso do tratamento feito até hoje, pautado na confiança depositada nos serviços prestados pela Dra. Carolinne, assim como, na sinergia e ética que reina entre nós e o corpo médico que o acompanha, uma vez que o GUGU passa por acompanhamento não só clínico, como neurológico, oftalmológico, dermatológico e endócrino.
A participação efetiva da Dra. Carolline no tratamento do GUGU está sendo fator preponderante para a qualidade de vida dele, dando-nos dicas, sugestões, orientações, sempre pautada dentro dos princípios da ética profissional. Certamente, ela tem nos ensinado muito que vale a pena sacrificar cada minuto em prol da saúde do nosso amigo.
Sua competência, senso de profissionalismo, disponibilidade e amor pelo que faz, fez da Dra. Carolinne tornar-se não somente a profissional na essência da palavra, mas sim uma grande amiga que sabemos que podemos contar com ela em qualquer momento.
Nilza e Moises Araujo de Brito