São Paulo, 18 de março de 2020
Informativo de condutas da equipe Flor de Lótus aos clientes e parceiros sobre as nossas diretrizes frente ao COVID19
Queridos clientes e parceiros,
Com o intuito de exercermos nosso papel como médicos veterinários e profissionais da área da saúde, ressaltando a importância e o impacto que os animais têm hoje em nossas vidas e âmbito familiar, merecendo também participar de diretrizes e considerações, estabelecemos algumas condutas e esclarecimentos, que seguem abaixo:
Gostaríamos de esclarecer sobre nossas decisões tomadas com o intuito de reduzir as chances de contaminação e disseminação tanto de nossa equipe, quanto de clientes e parceiros com o COVID19.
Condutas gerais
– Nossos atendimentos serão mantidos e todos continuam sendo bem-vindos! Faremos atendimentos em nossa sede, nos parceiros e domicílios, sem deixar que nossos queridos pacientes sejam afetados de forma tão impactante e com o intuito de continuarmos prestando o serviço cuidadoso e de excelência que nossa equipe vem prestando ao longo desses últimos 11 anos;
– Nossos atendimentos são realizados individualmente e com hora marcada, evitando assim o aglomerado de pessoas;
– Nossos colaboradores e nossa sede estão munidos de materiais para redução dos riscos de propagação do vírus, como: álcool gel, spray com amônia quaternária, pro-pés, aventais descartáveis, luvas e máscaras;
– A rotina de higiene foi reforçada e passada em treinamento com toda a equipe, com trocas de vestimentas, higiene de superfícies e equipamentos várias vezes ao dia, uso de luvas para o recebimento de valores e cartões, uso de álcool e lavagens das mãos constantemente;
– Todos continuam muito bem-vindos e queridos por nós, mas vamos nos cumprimentar de forma diferente? Vamos evitar beijos, abraços e apertos de mão. Iremos utilizar a criatividade para mantermos o acolhimento tão presente em nossos atendimentos!
– Em caso de tosse ou espirro, favor cobrir com o braço ou um lenço, evitando o uso das mãos;
– Caso tenha sintomas respiratórios, mesmo sem confirmação do COVID19, evite ir até nossa sede ou até mesmo pedir atendimento domiciliar. Peça para alguém sem sintomas levar o animal ou receber o profissional no domicílio e falaremos com o responsável (tutor) via telefone;
– Caso tenha sintomas suspeitos ou confirmação do COVID19 use máscaras e lave as mãos para ter contato com seu animal. Não existem evidências científicas de contágio, mas a WSAVA e o conselho de medicina veterinária emitiram nota recomendando evitar o contato direto com os animais.
Condutas para cada momento e ambiente:
Na sede da Flor de Lótus
– Para evitar pessoas em demasia nas salas, pedimos que os tutores entrem sozinhos com seus animais para os atendimentos, ficando possíveis acompanhantes do lado externo (preferencialmente nas áreas abertas destinadas à espera);
– Horários marcados de atendimentos: pedimos a atenção ao horário agendado previamente e caso chegue antecipadamente, favor aguardar na área externa de espera, avisando à secretaria de sua chegada;
– Ao chegar no local lavar as mãos e higienizar com álcool gel, evitar abraços e apertos de mão, ficar preferencialmente numa distância mínima de 2 metros dos demais presentes no ambiente;
– Na recepção: Usaremos máscaras e luvas para proteção de nossas colaboradoras. Pedimos que não permaneçam de maneira desnecessária nessa área, efetuando o pagamento e agendamento de forma objetiva (sugerimos aos tutores o uso do pagamento de pacotes);
– Nas salas de atendimento: será permitida a presença apenas de uma pessoa com cada animal em conjunto com o veterinário. Higienize as mãos na entrada e saída do consultório;
– Durante os atendimentos: tomaremos algumas atitudes para otimizar os nossos procedimentos. A prescrição de receitas e pedidos de exames será feita posteriormente, via e-mail e/ou WhatsApp, a não ser àquelas que necessitarem de receituário próprio ou controlado. Havendo a necessidade, o tutor pode pedir ao veterinário responsável pela realização do procedimento, que este seja feito sem sua presença na sala ou com o auxílio de um(a) estagiário(a);
– No fluxo de pessoas da sede: Os horários serão reestruturados para reduzir o fluxo de pessoas simultaneamente. Pacientes da fisioterapia e ambulatórios terão acesso pela porta lateral. Evite andar desnecessariamente pela sede, permanecendo no interior dos ambientes apenas durante o tempo necessário para realização dos atendimentos. Quando possível, realizar pagamento e agendamento fora do horário de saída de atendimentos simultâneos.
– Telefone e WhatsApp: Contatos em horário comercial mantidos (9h-18h). Confirmações mantidas normalmente, porém pedimos objetividade nas respostas. O contato telefônico com o veterinário da equipe que realiza o tratamento do respectivo animal será feito também com hora marcada e diretamente com o profissional.
– Horários da sede: Iremos manter os atendimentos ao longo da semana com possibilidades de horários para todos os dias e os 3 períodos, com redução dos horários de forma alternada.
Em domicílio:
– Antes de receber um membro da nossa equipe em seu lar: lavar as mãos e higienizar com álcool gel, evitar abraços e apertos de mão, ficar preferencialmente numa distância mínima de 2 metros dos demais presentes no ambiente;
– Os pagamentos poderão ser feitos por transferência e confirmação mediante comprovante, sendo isso combinado com cada profissional previamente. Em caso de pagamentos em dinheiro ou cheque, será feito o depósito dos valores em saco zip lock diretamente, para não haver o toque desses materiais;
– Durante os atendimentos: tomaremos algumas atitudes para otimizar os nossos procedimentos. Permaneceremos durante apenas o tempo necessário para realização de nosso trabalho dentro dos domicílios. A prescrição de receitas e pedidos de exames será feita posteriormente, via e-mail e/ou WhatsApp, a não ser àquelas que necessitarem de receituário próprio ou controlado;
– Quando não houver possibilidade de atendimento, seja por precaução ou contaminação do local (pessoa sintomática ou que tenha tido contato potencial com pessoas contaminadas – retornos de viagens, local de trabalho, etc.): faremos o contato telefônico para verificar como está o animal e prestarmos as devidas condutas para auxiliar no que for possível;
– Havendo a necessidade, o tutor ou o veterinário, podem pedir pela realização do procedimento na presença de outra pessoa (sem potencial de risco) tanto no próprio domicílio ou para que leve até a sede da empresa.
Contamos com a colaboração de todos para superar esse momento de dificuldade mundial.
Atenciosamente, Equipe Flor de Lótus