Alguns colegas veterinários, ao nos encaminhar pacientes, acabam colocando em suas cartas de encaminhamento o número de sessões (e até mesmo os aparelhos #pasmem) que desejam que o paciente receba em seus tratamentos.
Vamos trazer um exemplo para trabalharmos melhor essa temática e ajudar tanto os colegas veterinários quanto os tutores a entenderem como essa questão é delicada e problemática!
Imaginem o seguinte: Um paciente idoso está realizando sessões de acupuntura conosco para tratamento da dor. Em meio ao tratamento nós, médicos veterinários, percebemos sintomas e sinais que merecem nossa atenção e pedimos exames complementares para melhor investigação do que está acontecendo com esse paciente.
Com os exames em mãos nos deparamos com um diagnóstico de quadro oncológico. Precisamos então conversar com os responsáveis pelo animal em tratamento conosco e encaminhar o paciente para um acompanhamento (em conjunto) com um oncologista.
Imaginem se ao redigirmos a carta de encaminhamento colocássemos o tipo de quimioterapia e o número de sessões que desejamos que sejam feitas!
O tutor (que confia em nosso trabalho e segue com o encaminhamento para esse tratamento médico veterinário em conjunto com a reabilitação que já está sendo feita) lê a carta e chega no próximo colega especializado já com esse número cabalístico em mente…
Visualizaram a dificuldade que se criou?! Vamos gerar expectativas e depois frustrações! Isso acontece o tempo todo… trabalhos são parcialmente perdidos por causa de clientes e até mesmo colegas que descontinuam o processo de reabilitação quando o tratamento atinge o tal número cabalístico!
Interromper o tratamento SEM A ANUÊNCIA do médico veterinário envolvido diretamente com ele é antiético (olhem as postagens sobre o nosso código de ética ) e não ajuda o paciente. Vamos trabalhar em prol da boa prática médico-veterinária e da qualidade de vida dos nossos pacientes!
Pronto! É isso que estamos falando… cada um na sua área! Ao estudarmos, nos especializarmos e atuarmos em alguma área da medicina veterinária, temos EXPERIÊNCIAS e CONHECIMENTO sobre o que está sendo feito. Nosso intuito é o mesmo que o dos colegas que nos encaminham e dos tutores de nossos pacientes: Cuidar com amor e carinho do animal em questão!
Ficou em dúvida? Entre em contato com nossa central de relacionamento e converse com nossa equipe, estamos aqui para ajudar!
#juntossomosmaisfortes