(11) 3582-7804 | WhatsApp (11) 9 4170-2266 [email protected]

Conheça as vantagens dessa terapia extremamente efetiva!

hidroterapia é uma das terapias oferecidas dentro da sessão completa da fisioterapia aqui do Centro de Reabilitação Veterinária Flor de Lótus https://flordelotus.vet.br/fisioterapia-veterinaria/. Ela é uma grande aliada nas práticas de reabilitação que os nossos profissionais da fisiatria veterinária promovem em nossos pacientes tão amados! 

Em nossas unidades próprias e em alguns de nossos parceiros temos a possibilidade de contribuir ainda mais no processo de reabilitação dos animais utilizando os benefícios dos exercícios dentro da água.

Como acontece com os seres humanos, exercícios aquáticos ajudam no trabalho cardiovascular e muscular sem tanto impacto articular. Como a maior parte dos nossos pacientes idosos e/ou com alterações articulares e de coluna já possuem algum processo de artrose, o uso desse equipamento passa a ser super indicado e benéfico!

Outros benefícios que muitos não conhecem, são: o relaxamento muscular, gerado pela água (que é aquecida), o ganho de massa muscular e restabelecimento do tônus muscular do core (grupos musculares que ajudam na sustentação da postura correta e melhora da biodinâmica do animal) e a recuperação e restabelecimento do equilíbrio proprioceptivo do paciente

Quando um dos métodos de manutenção da limpeza da água da esteira é integrado ao sistema de ozonioterapia, temos ainda uma repercussão muito positiva na saúde da pele e dos pelos dos nossos pacientes. 

Por esses e outros motivos essa técnica é tão especial e querida pelos nossos fisiatras. Ela agrega e muito aos tratamentos realizados em nossos pacientes! Querem saber mais?

…Vamos falar um pouco mais sobre cada benefício a seguir! Segue comigo…

https://youtu.be/VSqNuwkQ34Y

Vídeo da nossa paciente Gaia realizando a sua sessão de hidroesteira em nossa sede no Butantã.
  • Benefícios Cardiovasculares:

Assim como a prática de atividades aquáticas como a natação e a hidroginástica pelos humanos, na hidroesteira, os nossos amados animais também podem sentir os efeitos da melhora da performance da capacidade pulmonar e da musculatura cardíaca, pois o meio aquático gera uma resistência ao movimento, em conjunto com uma vasodilatação periférica, facilitando o trabalho cardíaco e o retorno venoso (podendo ter sua intensidade e tempo alterados para o incremento dessa performance ao longo do tratamento), produzindo, desta forma, um trabalho hemodinâmico importante. 

Aqui nosso ponto de alerta é o trabalho da fisioterapia sempre sendo guiado em conjunto com a avaliação cardíaca do paciente. Ou seja, quando o paciente não vem com um eletro ou ecocardiograma recentes, e já possui algum histórico clínico ou mais de 7 anos de idade, nossa equipe faz a requisição de tais exames para iniciarmos o trabalho de forma segura e responsável. 

  • Ganho muscular:

Com um trabalho de movimento em um ambiente com resistência a esse movimento, como é o caso da água, temos um ganho natural da força e do tônus muscular. Dependendo da natureza do paciente (genética, idade, condição clínica e manutenção de atividades fora da terapia) esses benefícios vão sendo somados ao longo das sessões e vemos um resultado bastante palpável. 

No entanto, em pacientes com quadros de perda de massa muscular generalizada e grave, como a caquexia ou hipotrofia muscular, esse resultado pode ser mais sentido do que observado. Ou seja, percebemos como há melhora do retorno ao movimento, da autonomia de levantar-se e deitar-se sozinho, da redução de quedas por desequilíbrio e do aumento do tempo de caminhada ou mesmo da permanência em pé ou sentado. 

  • Relaxamento e recuperação de músculos, fáscias, tendões e ligamentos:

Com uma água morna e em movimento, tornamos mais fácil a mobilidade do animal e a própria melhora da circulação sanguínea (movimentação e vasodilatação), fazendo com que essas estruturas musculares e tendino- ligamentares recebam mais aporte de sangue, nutrientes e oxigênio. Dessa forma nutrimos por um lado e reduzimos os radicais livres e demais substâncias pró-inflamatórias locais. 

  • Perda de peso com menos impacto articular:

Muitos pacientes procuram o serviço de reabilitação por conta de processos crônicos, como dor e artroses. Mas a causa base está, por vezes, associada ao sobrepeso e às condições ambientais em que esse animal vive (piso escorregadio, pouco exercício físico, acesso a escadas etc.). Por isso a perda de peso acompanhada por um profissional capacitado e com o uso da hidroesteira é uma das maneiras mais adequadas de evitar novas lesões, reduzir a progressão das lesões articulares já existentes e melhorar a performance para transformação de massa gorda em massa magra. 

  • Melhora articular:

Com a perda de peso e a melhora da mobilidade também melhoramos o ambiente articular em si. Atualmente sabe-se que o repouso é mais deletério para as articulações do que a movimentação, mesmo com a presença de dor ou até em um pós-operatório imediato. A produção de líquido articular (sinovial), sua viscosidade, as células articulares e os componentes ósseos, tudo isso depende da movimentação da articulação, assim como da presença de impactos (caminhar leve ou moderado, por exemplo), para seu constante equilíbrio, oxigenação, nutrição e formação de novas células e de mais líquido.

  • Auxílio no retorno ao equilíbrio e movimento de caminhar: 

O próprio caminhar gera um constante exercício neurológico para os animais, o peso colocado nas quatro patinhas, assim como a sensação de diferentes tipos de piso, inclinações etc. 

Isso com a água como um meio de auxílio do controle da força de pisada e de equilíbrio, torna o animal mais confiante e seguro para tentar se deslocar, assim como reduz possíveis dores ao iniciar o movimento nesse primeiro momento. A hidroesteira, junto com os demais exercícios da fisioterapia, pode auxiliar animais com problemas para se locomover, tanto por falta de força quanto por falta de desequilíbrio. 

  • Melhora neurológica:

Como exemplificado anteriormente, alterações neurológicas podem se beneficiar do ambiente aquático da hidroesteira. Há um trabalho de tato importante (fibras sensitivas), assim como melhora a capacidade locomotora do animal (melhora proprioceptiva). 

  • Melhora de quadros de pele:

No caso de hidroesteiras com sistema de tratamento de ozônio, há uma possível melhora em alguns quadros de pele, pois possuem também os ozonídeos diluídos na água. Esses componentes não são tóxicos, causam a limpeza do ambiente aquático e reduzem microrganismos que podem estar em desequilíbrio na pele do animal. 

Importante ressaltar aqui que a terapia com o ozônio é o tratamento mais recomendado para casos de alterações de pele, pois apenas os ozonídeos produzidos na hidroesteira não são terapêuticos. Mas vemos no dia a dia de nossos atendimentos uma melhora da pele dos pacientes que sofrem com quadros dermatológicos. 

  • A hidroesteira sempre é benéfica e indicada?

Não! O fisioterapeuta é o profissional mais indicado para responder como e quando será realizada a terapia com a hidroesteira… converse com ele!

Quando há feridas ou cicatrizes cirúrgicas ainda em processo de cicatrização, o uso da hidroesteira deve ser postergado. 

Pacientes com quadros cardiológicos não estabilizados precisam de muita atenção e o trabalho deve ser em conjunto com o cardiologista que o acompanha.

Quadros de pele que pioram com a umidade ou com o processo de secagem também podem ser evitados ou precisam de uma atenção a mais para não acarretarem o avanço do quadro dermatológico (pruridos, descamação, proliferação de microrganismos etc.). 

Na dúvida… a comunicação é a alma do negócio! Pergunte para a nossa equipe, ela ficará feliz em ajudar!

Espero que esse material ajude tutores e colegas veterinários na tomada de decisões sobre a indicação da terapia mais adequada para o nosso querido paciente! Vamos trabalhar em conjunto e melhorar a qualidade de vida dos animais. 

#juntossomosmaisfortes