A boa notícia para os cães é que eles não são tão propensos a cáries como os seres humanos. Mas, apesar da velha sabedoria convencional de que a boca de um cão é mais limpa do que a dos seres humanos estar certa, os cães podem desenvolver ainda problemas como o acúmulo de tártaro e placa bacteriana e até mesmo gengivite.
Mas não é só com o mau hálito e os dentes amarelos você tem que se preocupar! Tal como acontece com os seres humanos, estes problemas dentários caninos podem realmente levar a infecções bacterianas constantes, com riscos e questões, incluindo coração, fígado e doença renal.
Veja como praticar uma boa escovação e prolongar a vida do seu cão:
Caso o seu cão escove os próprios dentes, você já pode parar de ler este artigo e começar a postar um vídeo no YouTube. Caso contrário, o resto de nós deve usar uma escova e pasta de dentes canina e um pouco de estratégia.
A melhor escova para uso em cães é a de duas cabeças com as escovas em um ângulo de 45 graus para limpar abaixo da linha da gengiva, como aquelas oferecidas pela marca Petosan.
Seu cão pode não ir com a cara da escovação no início, mas espero que você consiga tornar essa uma experiência razoavelmente agradável para ambos. Tente escolher um momento em que o seu cão tenha feito uma quantidade razoável de exercícios, para que ele esteja mais inclinado a sentar-se quieto para o procedimento.
Não exagere nas primeiras vezes. Comece devagar e pare, caso o seu cão ficar agitado, mesmo que você não tenha escovado toda a boca. Você pode aumentar o tempo a cada dia, até ele se acostumar com isso.
Certifique-se de falar suavemente e de forma agradável durante a escovação, e recompensar o seu cão com um deleite depois. Ele deve começar a esperar por esse momento!
Animais em fase de crescimento podem aprender a sentir-se confortáveis com a limpeza dos dentes, e isso facilita as coisas.
Como escolher a pasta de dente certa para o seu cão?
Isto é muito importante: não use creme dental humano em seu cão! A maioria dos cremes dentais humanos incluem flúor, que é tóxico para os cães se deglutido em grandes porções. Hoje em dia você pode encontrar creme dental formulado para cães na maioria das lojas de animais.
Se a escovação termina em sangue, suor e lágrimas, e não tiver como convencê-lo a cooperar, existem escolhas que você pode fazer para ajudar a melhorar a saúde bucal do seu cão:
– A ração crocante é melhor para os dentes do seu cão do que o alimento macio, pois o alimento úmido é mais propenso a ficar nos dentes e provocar doenças periodontais;
– Mastigar brinquedos para limpar os dentes faz bem para a saúde mental e oral;
-Há muitos ossos sintéticos e brinquedos de mastigar que são especialmente concebidos para fortalecer as gengivas e os dentes do seu cão. Apenas certifique-se de que você está fornecendo objetos seguros para seu cão mastigar;
– Objetos duros demais podem levar a dentes quebrados;
– Dar a seu cão um osso bom para mastigar pode ajudar a manter os dentes fortes, mas imagine um ser humano que só mastiga chiclete e usa enxaguante oral! Isso não é um meio eficaz de garantir uma boa higiene dental e saúde em geral.
Quando consultar um veterinário?
Mesmo que você não escove os dentes do seu cão, você deve olhar a boca dele a cada semana. Caso observe algum destes sinais de problemas dentários, leve-o ao veterinário:
– Mau hálito;
– Mudança nos hábitos alimentares ou de mastigação do cão;
– Ato de colocar as patas no rosto ou na boca;
– Depressão;
– Salivação excessiva;
– Dentes desalinhados ou ausentes;
– Dentes escurecidos, quebrados ou tortos;
– Gengivas vermelhas, inchadas, dolorosas ou com sangramento;
– Tártaro presente: crosta marrom-amarelada ao longo da linha da gengiva;
– Placas ou crescimentos escuros dentro da boca.
Com que frequencia devo levá-lo a um veterinário?
Mesmo com dentes saudáveis, assim como você, seu cão deve ter seus dentes verificados por um profissional a cada seis a doze meses. Seu veterinário deve incluir um exame dental com um check-up normal, mas pergunte para ele se não o fizer!
O atendimento odontológico pode ser um incômodo para os seres humanos e cães, mas a manutenção adequada da boca pode significar economia de dinheiro a longo prazo e até mesmo um salva-vidas. Deixar de ir pode levar à visitas caras ao veterinário e, muitas vezes, dolorosas. Geralmente deve-se aplicar uma anestesia geral para que os dentes e gengivas sejam limpos devidamente.
Mantenha a boca do seu cão limpa, se você quer estar sorrindo!
Ótima semana a todos!
Leia mais: http://goo.gl/cpYpgp
Tradução e adaptação: Carolinne Torres.