Há quem prefira cães e há quem prefira gatos, mas há também quem ame os dois. Nesse caso, como fazer para que os bichinhos tenham uma boa convivência? Fazer com que cães e gatos convivam em paz não é impossível, por isso listamos algumas dicas para você poder aproveitar ao máximo seus animais:
- À primeira vista, os bichinhos irão querer se conhecer, sentir o cheiro um do outro. Para isso, prenda o cachorro na coleira e coloque o gato numa caixa de transporte. Aproxime-os lentamente, distraindo-os com guloseimas, para que eles associem a presença um do outro a algo prazeroso;
- Caso um deles seja filhote e esteja entrando no ambiente depois do outro, deixe essa primeira interação ocorrer sem interrupções. O estabelecimento de uma hierarquia é importante para o convívio num mesmo ambiente.
- O processo de adaptação pode demorar semanas ou até meses. Nesse período é preciso ficar de olho nos dois enquanto estiverem juntos para evitar uma briga;
- Dê atenção aos dois! Não só no início, mas durante todo o tempo em que cão e gato estiverem vivendo na mesma casa;
- Mantenha a comida e a água do gato em um local onde o cachorro não alcance;
- Caso em alguma situação o cão chegar a intimidar o gato, repreenda-o imediatamente, sem assustar o bichano;
- Sempre que ocorrer uma interação positiva entre os dois, elogie-os entusiasmadamente, fazendo muitos carinhos e oferecendo petiscos como recompensa (preferencialmente alimentos naturais!)
Com essas dicas, os peludos vão virar grandes amigos!
Boa tarde a todos!