Um problema muito comum, causado muitas vezes por falta de informação, é a alergia alimentar em cães, conhecida também como hipersensibilidade alimentar. Existem alguns alimentos que não fazem bem à saúde dos peludos e podem gerar uma série de complicações. Muitas vezes, os donos dos animais acreditam não estar fazendo mal algum a seus bichinhos, mas dar alimentos inadequados a seu cão pode ser perigoso.
A hipersensibilidade alimentar em cães ocorre porque no organismo do cão, assim como no nosso, existe um sistema imunológico que atua em defesa do corpo contra agentes ofensivos. Em alguns organismos, ocorre essa resposta imune a alguns alimentos, causando a alergia. É importante ressaltar que cada organismo reage de uma forma, por isso um alimento que faz mal a um cão, não necessariamente faz mal a outro.
Os alimentos mais comuns que podem causar alergia alimentar em cães, são: carne, leite, trigo, verduras e frutas. Como o processo alérgico varia de indivíduo para indivíduo, existem cães que não apresentam hipersensibilidade alimentar com esses componentes.
Entre os sintomas causados pela hipersensibilidade alimentar estão:
- Pele avermelhada;
- Coceira intensa;
- Pálpebras edemaciadas;
- Urticária na pele (elevações na pele);
- Vômito;
- Diarréia;
- Náuseas;
- Em casos mais graves, pode levar o cão a óbito.
Caso seu cachorro apresente algum dos sintomas, leve-o imediatamente ao médico veterinário para que ele indique o melhor tratamento. A prevenção ainda é o melhor remédio e, para evitar a alergia alimentar, nunca dê um alimento a seu cão em grandes quantidades sem saber se ele é intolerante às substâncias contidas na comida.