Frequentemente algumas pessoas perguntam por que não temos esse ou aquele recurso mais avançado na Medicina Veterinária. Hoje resolvi responder aqui a essa questão.
A verdade é que não temos o que a Medicina Humana tem principalmente pelo fato da vida animal não ter para a maioria dos seres humanos o mesmo valor da vida humana. Já isso num país como o Brasil, que ainda está buscando alguma equivalência aos países desenvolvidos, pode ser multiplicado por três.
O melhor exemplo disso é o fato dos proprietários gastarem muito mais em pet shops, com itens supérfluos como: caminhas, roupinhas e banhos semanais – do que no próprio consultório do Médico Veterinário.
Alguns colegas com ótima formação acadêmica podem embasar isso, já que em seus estabelecimentos o setor que dá lucro é o de pet shop.
Dessa forma é muito mais vantagem fazer um curso de banho e tosa e abrir um pet shop do que ficar 5 anos em período integral fazendo uma faculdade!
E quando acontece algum problema e o animal adoece?
Exemplo de conversa de consultório veterinário:
(…)
– “Nossa doutor(a) precisa pedir todos estes exames? E quanto vai sair isso?
(cliente)– R$500,00 (veterinário).
– R$ 500,00??? E se ele não agüentar? (cliente)
– Não temos como garantir, vamos realizar os procedimentos indicados e aguardar a recuperação. (veterinário)
– Nossa que caro, não podemos reduzir isso? Não tem desconto? (cliente)
– Você pode parcelar.
– E quanto sai para sacrificar? (cliente)
– Não há indicação. (veterinário)
– Mas eu paguei menos por ele quando era filhote. Agora vou ter que gastar mais??? (cliente)
A resposta certa aqui é sim!
Caso você tenha ou venha a ter um animal tem que ter em mente que gastar comprando ele é apenas a ponta do Iceberg. O gasto que terá para dar uma vida digna ao seu novo companheiro é muito maior que este.
O que eu indico? Faça uma poupança para seu animal. Na sua contabilidade mensal leve em consideração possíveis gastos médicos com seu animal.
Assim quando ele eventualmente necessitar, você não precisará procurar um veterinário “qualquer” e ainda poderá arcar com os custos de exames, cirurgia, internação e medicamentos. E como isso pode ocorrer mais de uma vez ao longo da vida o ideal é nunca parar de fazer essa tal poupança.
Quem sabe quando todos derem mais valor ao trabalho do Médico Veterinário a própria Medicina Veterinária não melhora?! Quem sabe os recursos começam a aparecer e se tornar mais avançados?!