Tosar o seu animal de estimação vai além de apenas uma preocupação estética, mas também garante a higiene e saúde dele. A tosa tem como função básica evitar a proliferação de fungos e bactérias na pelagem do cão.
O tempo entre tosas pode variar dependendo da raça e do tempo em que o pelo cresce ao ponto de necessitar ser cortado ou aparado novamente. Em média, o tempo de tosa é de uma vez a cada dois meses.
Deve ser feita com profissionais especializados, o tosador além de cortar o pelo também consegue avaliar a saúde da pele do animal, podendo encaminhá-lo ao veterinário, caso seja detectada algum tipo de alteração.
A tosa é sempre associada ao banho, eliminando a sujeira do pelo do animal. Essa sujeira acumulada normalmente não oferece malefícios, porém em algumas espécies isso pode acarretar em doenças graves. É nesse momento em que a tosa é eficiente.
O corte das unhas também é algo comum durante o envio do cão para um tosador. Essa prática garante que o animal não fique escorregando com as unhas compridas, se machuque prendendo essas unhas em algum local ou machuque aos seus donos .
Saber o tempo entre as tosas é algo fundamental para a saúde do animal de estimação e, para qualquer dúvida, entre em contato com um veterinário ou pet shop para ter informações específicas a respeito da tosa necessária para a raça do seu peludo de estimação.
Não sabia que existia essa especialidade de acupuntura. Com certeza deve ajudar muito os bichinhos, principalmente os mais estressados.
A acupuntura auxilia os animais e humanos no tratamento e prevenção de diversas doenças. Como um dos seus mecanismos de ação é a liberação de substâncias conhecidas popularmente por acalmarem a mente e aumentarem a sensação de felicidade, como a dopamina e a serotonina, realmente os baixinhos mais estressados também serão ajudados!