O que fazer quando se tem alergia a gatos, mas o amor incondicional não te deixa abrir mão da companhia deles? É possível, com algumas medidas, diminuir os efeitos da alergia e poder desfrutar da companhia dos bichanos. Saiba como:
A alergia a gatos não vem dos pelos, mas sim da saliva e de outras secreções que eles produzem. Como os gatos se lambem o tempo todo, a saliva acaba ficando em grande quantidade nos próprios pelos. Outro fator importante são os ácaros dos animais!
O primeiro passo para diminuir a alergia é impedir que o gato entre no seu quarto. É uma tarefa difícil, mas lembre-se que é o melhor para vocês dois. Outra dica é lavar as mãos sempre que brincar com ele, evitando assim que a saliva se espalhe pela casa e pelo seu corpo. Mantenha a casa sempre limpa e aberta para que o ar circule.
Ao comprar a caminha do seu gato, prefira as de material emborrachado, e lave-a uma vez por semana. Evite cortinas, tapetes e outros objetos que retém pelos e ácaros, mas se não houver jeito de se desfazer deles, lave-os com frequência.
Dê banhos regulares no seu bichano, eliminando, após a escovação e secagem, o excesso de pelos mortos e ácaros.
Com essas dicas a convivência com seu gato vai ser muito mais tranquila, e você poderá levar a vida com menos espirros!
Uma ótima semana a todos!