Não são poucos os tutores de bichanos que alegam estarem com alergia aos pelos dos seus gatos. Os principais sintomas apresentados são coceira pelo corpo e olhos, espirros constantes, coriza e até mesmo problemas respiratórios, como a falta de ar.
O principal motivo destas reações é o fato dos gatos produzirem cerca de um a cinco tipos de proteínas altamente propícias para o surgimento de reações alérgicas em humanos. Destas, as duas proteínas mais frequentes são produzidas por meio das glândulas sebáceas, na base do pelo, e uma terceira está presente em abundância na saliva do bichano.
Desse modo, tanto o pelo como a saliva felina possuem grande potencial de desencadear tais crises.
Para quem apresentar sinais de alergia aos pelos felinos é recomendada a realização de uma consulta médica, a fim de diagnosticar o problema e iniciar o tratamento mais indicado.
Contudo, alguns hábitos de higiene básicos e altamente eficientes podem ser tomados para reduzir os sintomas, tais como: lavar as mãos frequentemente, banhar o animal com periodicidade, realizar a constante limpeza dos ambientes que você e ele frequentam e, principalmente, evitar o contato direto excessivo com o bichano.