Voo doméstico
As companhias aéreas têm regras que devem ser seguidas e providenciadas com antecedência para que você viaje com o seu pet. É indispensável informar-se sobre as dimensões e tipo de caixa de transporte exigida, se há necessidade de sedação e fazer a reserva do animal para o voo.
A documentação necessária para destinos nacionais é:
– Atestado de saúde fornecido pelo veterinário (no máximo 3 dias antes da viagem);
– Certificado de vacinação anti-rábica (a vacinação deve ter sido feita em 30 dias ou mais antes da viagem);
– Para viagens de ônibus a regra é a mesma.
Voo Internacional
Para viajar para o exterior com seu animal de estimação é necessário um CZI (Certificado Zoo-sanitário Internacional) emitido pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, nos aeroportos internacionais. Para obtê-lo você deve seguir os procedimentos:
– Agendar, por telefone ou pessoalmente, uma consulta com o médico veterinário do Ministério da Agricultura localizado nos aeroportos internacionais;
– Procurar o seu veterinário e solicitar um “Certificado Sanitário” ou seja, um atestado de saúde. Com as seguintes informações:
1 – raça;
2 – nome;
3 – origem do animal (informações do Pedigree se houver);
4 – estado geral;
5 – nome do proprietário (qualificação completa);
6 – carteira de vacinação atualizada (a vacina anti-rábica é obrigatória para animais com mais de 90 dias e deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e há menos de um ano) e assinado pelo médico veterinário.