(11) 3582-7804 | WhatsApp (11) 9 4170-2266 [email protected]

Seu cão às vezes arrasta o bumbum no chão e você sempre achou engraçadinho?! Deixa eu te contar o que pode ser isso…

Esse hábito pode ter diversas origens, algumas mais graves outras nem tanto.

Muitas vezes você nem percebe, mas o seu animal pode estar com desconforto nesta região, gerando a necessidade de fazer esse movimento de “arrastar” o bumbum, de tentativas de mordiscar ou lamber a região e até mesmo de ter um contactante (outro cão, por exemplo) que faça isso por ele.

Os humanos em geral não gostam quando os cães esfregam o bumbum no chão, sentem vergonha ou acham que o ato irá sujar o chão de casa, e acabam brigando com eles e reforçando negativamente isso. No entanto, existem motivos para os cães fazerem isso e precisamos entender…

Abaixo separamos alguns dos principais problemas que podem estar acontecendo com esses peludos das nossas vidas!


Mas antes queremos deixar muito claro que a visita ao veterinário para identificar de forma precisa o que está se passando, e, realizar tratamentos, é indispensável!!!

1- Problemas nas glândulas adanais: os cães tem glândulas laterais na região do ânus. Normalmente elas servem tanto para lubrificação ou como ferramenta de comunicação e demarcação de território. O exalar do cheiro, que lhe é tão característico, é reconhecido por muitos tutores e veterinários, assim como os demais animais ao redor. Em situações de medo e estresse essa liberação poderá também ocorrer.
Porém, algumas vezes, podemos ter uma obstrução do canal de uma ou ambas as glândulas, tanto gerando infecção quanto inflamação locais. Esse processo gera um desconforto que leva o cão a arrastar o bumbum no chão como uma tentativa de resolver o problema.

2- Diarreia ou constipação: Tanto a diarreia quanto o intestino preso podem gerar um incomodo e lesões na região anal, e com isso trazer coceira e desconforto para o animal, que passa a arrastar o bumbum no chão também com mais frequência.

3- Vermes e ectoparasitas: Alguns vermes podem gerar um desconforto abdominal, mas também na região final do intestino, assim como na região anal. Podemos citar dentre estes: os vermes cestoides (como o Dipylidium caninum), os ectoparasitas mais conhecidos, como as pulgas e carrapatos, e os menos comuns como o Chato (Pthirus pubis). Sendo que todos esses podem causar essa coceira na região do ânus do animal. Portanto, fique de olho nas fezes e na região anal do seu baixinho(a), caso veja algo diferente, procure o veterinário.

4- Tosas higiênicas e irritações de pele: é comum que cães alérgicos, após a tosa higiênica, fiquem com um incomodo local, isso porque a lâmina da tosa é passada rente na pele, causando a irritação. Se notar que, em poucos dias após a tosa, seu cão começou a esfregar o bumbum no chão, provavelmente será esse o problema e precisará verificar outras formas de higienizar a região anal dele.

5- Prolapsos, fístulas e tumores retais: Em casos mais graves, esse arrastar o bumbum pode ser um sinal de desconforto local gerado por questões bastante sérias e muitas vezes de resolução cirúrgica. Mudanças do aspecto da região anal, assim como assimetrias, lesões, verrugas e sangramento local podem aparecer em conjunto e notamos essas mudanças muitas vezes quando há um rastro de sangue deixado pelo bumbum dele ao se arrastar. Sinal de alerta! Procure o quanto antes um veterinário para avaliar esse problema.

Esperamos que essas dicas ajudem muitos tutores e principalmente os/as seus/suas baixinhos(as) peludo(as) a terem uma vida longa e cheia de qualidade!

MV Dra Carolinne Torres e Equipe Flor de Lótus